quarta-feira, 27 de abril de 2011

Máquinas que facilitam nosso dia-a-dia.

Existem muitas máquinas que facilitam nosso cotidiano.
Quando falamos em máquinas, logo vem na mente, computadores, carros etc.
Mas se pensarmos em máquinas simples que facilitam nossa vida, nos vem a mente, alavancas, roldanas etc.
Vamos com um exemplo:
Tenho uma pedra.
Se ela tem 300N, para levantá-la com minha força, terei que fazer uma força maior do que 300N para tirá-la do repouso.
Mas se eu quiser levantá-la fazendo menos força, terei que utilizar uma "máquina", a alavanca.
Como funciona?
Se essa pedra que eu quero levantar tem 300N, terei que fazer o seguinte:
O ponto de apoio, é onde a alavanca se sustenta.
A força potente, é a minha força que eu faço para levantá-la.
A força resistente, é a da pedra que faz uma força oposta à minha de 300N para baixo.
Para tirá-la do repouso, terei que fazer uma força em Newtons, que é representada por esta fórmula:
Fp * Bp = Fr * Br
Fp, é a minha força que eu terei que fazer para levantar a pedra e quero descobrir
Bp, é a distância do ponto de apoio, para a força potente, que no caso sou eu.(Suponhamos que seja 2m)
Fr, é a força resistente da pedra que é de 300N.
Br, é a distância entre a força resistente que é a pedra e o ponto de apoio.(Suponhamos que seja 0,2m)
Vamos resolver:
Fp * Bp = Fr * Br
Fp * 2 = 300 * 0,2
Fp * 2 = 60
Fp = 60/2
Fp = 30N.
Ou seja, terei que realizar uma força de 30N para levantar a pedra com a alavanca.
Obrigado e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário